Improviso e proposição de contexto a perguntas incontornáveis

política é conteúdo ou política é forma? protestos de artistas contra chefes de estado e ofensa alguma à bienal de são paulo, forma privilegiada do capital no curral das artes? ousar falar do irã sem posicionar-se ante o espaço de poder que nos paga as contas? por que os principais embates políticos desencadeados pela bienal dizem respeito a tudo, menos à impostura de se propor conteúdo político sem a disposição de arranhar por mínimo que seja o espaço ordeiro que o veicula? que diz a obra quando exposta na vitrine da tendência? contexto é conteúdo ou forma? a forma do contexto altera a forma da obra? se não problematiza o próprio agente do discurso, arte e política é algo além de mero papinho de curador? quando é que o artista gil vicente apontará sua arma para a plaqueta que lhe explica as obras? repúdio ao papa, mas não aos seguranças que me revistaram à entrada do pavilhão? seria a truculência dos seguranças de institutos culturais um ícone, índice ou símbolo dos conflitos sociais alimentados pelo mercado das artes? haverá curadoria para a subversão? seguranças mantenedores da ordem? seriam os textos didáticos da curadoria exemplos do que décio pignatari chama de expansionismo logocêntrico, a pôr demais linguagens sob a asa e dependência da palavra? isto a luta de classes de signos? melhor a arte não servir para nada ou não servir a ninguém? consciência social é uma forma de consciência de linguagem? e o contrário, muito pelo contrário? consciência social do artista é consciência dos fluxos e contra quais fluxos corre sua fala, ou preparação de releases? existe forma revolucionária sem implicações revolucionárias? a forma revoluciona sincronica ou diacronicamente? em qual contexto palavras terão consequências mais decisivas que significados? um poema se faz com palavras ou mais que palavras? é pela beleza que alguém dá a vida ou é pela vida? devo me alegrar com a progressiva ocupação do conjunto nacional pela livraria cultura ou devo desconfiar? o que será que diz godard quando afirma que a derrocada do cinema europeu ocorreu não com sua falência econômica, mas com a posterior injeção de grana hollywoodiana em suas produções? melhor o cinema morrer pelas mãos de godard ou do departamento financeiro? godard no cinemark representa perigo a alguém? se a diferença entre o cinemark e o espaço unibanco de cinema está na qualidade da programação, onde a semelhança? qual a diferença entre uma instituição cultural e uma instituição? o destino da grana justifica a origem? por que escritores desconfiam de críticos mas não de seus editores? desafios ao poder com financiamento do poder representam risco para o poder ou para quem o desafia? política é conteúdo ou política é forma?

Anúncios

7 thoughts on “Improviso e proposição de contexto a perguntas incontornáveis

  1. Adriano Sousa

    Haveria duas ou mais políticas? Havendo duas ou mais políticas por que uma delas, pelo menos, deveria se limitar a conteúdo x forma ou qualquer outra dicotomia do gênero?

    Responder
  2. pataugaza

    Poderia afirmar toscamente que política é o jeito de as pessoas organizarem as coisas e os aspectos individuais e coletivos da vida, gerando forma e conteúdo naturalmente, mas isso seria um reducionismo tosco e na verdade sinto que tu já tenha resposta pra isso ou nem se precisa responder mesmo. As dualidades marxistas talvez nunca existiram. As pessoas é que são mesmo ruins e infantis, o sistema não existe como Entidade Independente do Mal, o sistema é o modo como nós enquanto seres humanos nos relacionamos. Quando chegar avisa, cara, abraço!

    Responder
  3. Edson Andrade

    Genial, o site e o post. “desafios ao poder com financiamento do poder representam risco para o poder ou para quem o desafia?” foi lindamente conclusivo.
    Abraço, bicho.

    Responder

respostas

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s